Thursday, December 16, 2010
Tuesday, November 23, 2010
Crise económica e animais de estimação
A crise portuguesa continua a ser o centro das atenções nacionais e ninguém fala das consequências que advêm dessa crise.
A meu ver muitos ainda não sentiram na pele os cortes nos seus orçamentos ou perdas de emprego.
Basta irmos aos grandes hipermercados ou centros comerciais para continuarmos a ver o consumismo ainda em força.
Mas a realidade está ai e mais mês, menos mês, baterá a porta de todos.
A realidade por detrás da realidade prende-se com a alimentação dos nossos filhos, quer de 2 ou de de 4 patas.
Como enfrentar esta crise que ninguém fala ou procura encarar ?
Olhem, talvez por ser mãe e uma das grandes preocupação é e continua a ser, o tentar manter um nível razoável de alimentação, tenho lido imenso sobre as hortas urbanas e mais de uma vez me leva a pensar que provavelmente muitos, com pouco do seu tempo, poderiam complementar o seu orçamento alimentar desta forma.
Li num website que uma pessoa, dedicando 1 hora do seu tempo por dia, conseguiria produzir o suficiente para uma família de 10 pessoas (algo a pensar).
Outra forma é procurar-mos eliminar os "luxos" do nosso menu e voltar-mos ao básico dos nossos avós, um prato de sopa (feita com os tais legumes da nossa horta) e um bocado de carne alimenta e é imensamente mais saudável.
Para os caninos, quer queiramos quer não, voltamos aquilo que os nossos avós davam. Arroz de frango desfiado (sim, sem ossos e sem tempero) onde se adiciona a ração. Não pode pagar a ração cara, procure a mais barata !
Não se esqueçam que a crise bate a porta de todos e entregar mais um animal as super lotadas associações e abrigos não ajuda ninguém.
Cada vez são menos os donativos e mais os necessitados, portanto poupemos e procuremos prevenir antecipadamente os tempos muito mais difíceis que ai vão vir.
A crise financeira internacional tem afetado diretamente a vida dos animais de estimação. Com o objetivo de reduzir os gastos, famílias de países de primeiro mundo como Inglaterra e Estados Unidos têm abandonado seus pets nas ruas.
De acordo com o jornal britânico The Times, organizações protetoras dos animais registraram um aumento no número de cães e gatos abandonados. O acréscimo pode ser devido ao aumento do orçamento anual para a criação de um bichinho, que está 24% maior.
Nos Estados Unidos a situação se repete. Segundo a BBC Brasil, só em Nova York, cerca de 44 mil gatos e cachorros são abandonados a cada ano. O número está aumentando uma vez que muitas famílias alegam ter menos dinheiro por causa da crise e acabam optando por deixar os bichos em abrigos ou pelas ruas.
As histórias mais comuns alegadas pelos donos quando deixam seus animais em abrigos é que perderam o emprego e não têm como pagar a ração e as contas do veterinário. A ONG Dog Trust, no entanto, aconselha os donos a procurarem rações mais baratas mas que não abandonem seus animais.
Fonte: http://petmag.uol.com.br/noticias/crise-economica-contribui-para-o-abandono-de-animais-domesticos/
Thursday, November 11, 2010
Dog Trekking - Cãominhada a um museu
No fim de semana de 7 de Novembro fomos a mais uma cãominhada organizada pela associação Pé ante Pata com os nossos 2 companheiros de 4 patas, Teco o meu Pastor Australiano conduzido por mim, e a Bianca, Golden Retriever, conduzida pelo meu filho Gabriel.
Desta vez a associação quis ir mais além e organizou uma cãominhada que não só proporcionasse aos participantes o contacto e vistas espectaculares na natureza, como também proporcionasse algumas experiências fora do normal.
Sendo assim começaram a aventura por uma visita a um museu acompanhados dos nossos amigos de 4 patas. O museu que aceitou o desafio foi o Museu de Odrinhas localizado no concelho de Sintra.
Este museu não só abriu as portas sem qualquer preconceito aos nossos companheiros caninos, como proporcionou uma vista guiada pelos seus achados arqueológicos que nos ofereceu a oportunidade (bem apreciada pelo meu pequenino) de enriquecer-nos culturalmente.
Portanto uma visita bem apreciada a um museu que não conhecia !
Seguidamente fomos levados pelas colinas a uma famosa casa de fabrico próprio de pão com chouriço, que encheu as delicias do nosso paladar e que partilhamos com os nossos companheiros caninos (uma deliciosa ideia).
Com os estômagos consulados partimos a visitar a "aldeia fantasma" local, a Aldeia de Broas, que é uma das mais emblemáticas e tipicas aldeias saloias do concelho de Mafra. Aqui mais uma vez, a atenção dedicada e atenciosa da organização proporcionou-nos uma explicação das origens do nome e história da aldeia, acompanhadas com um chá feito no local debaixo do que seria a árvore comunitária da aldeia (único !!).
Depois deste descanso e convívio voltamos a partir de regresso ... e quase lamentamos o fim do passeio.
Só me resta acrescentar e sublinhar os meus agradecimentos a organização que de uma forma altruísta fornece as pessoas, tempo, vontade e organização destes passeios que proporcionam momentos de felicidade e enriquecimento, sem qualquer custo senão o do nosso esforço e tempo.
Outras viagens e passeios:
- Cãominhada solidária em Almada
- Cãominhada na Serra de Sintra
- Alcochete - gondens e aussies
- Passeios económicos com cães
- Um Pastor Australiano na Praia da Salema
- Um Pastor Australiano na Ilha da Armona
- Luzes de Natal em Loulé
- Cães na Meia Praia
- Silves, uma visita aos tempos medievais com a Cookie, o nosso Aussie
- Dois Golden Retriever em Monchique
- Uma viagem as Minas de São Domingos com o nosso Pastor Australiano
- Levando um Golden Retriever a fortaleza de Sagres
- Passeio com um Pastor Australiano na Luz, Algarve Portugal
- Passeio com Brad, o nosso Golden Retriever, em Lagos
- Praia do Amado com os nossos Golden Retriever e Pastor Australiano
Thursday, October 28, 2010
Tuesday, October 26, 2010
Demonstrações na VI Mostra Animal
Ocorreu este fim-de-semana a VI Mostra Animal, no Jardim Almeida Garrett, na Portela (Loures).
Estas iniciativas são criadas com intenção de promover e educar as população no seu relacionamento com os animais domésticos.
Sendo o cão o animal doméstico mais adoptado pelas famílias, como seu companheiro de 4 patas, é nele que mais se foca os eventos desta natureza.
Por isso, neste evento, várias associações, escolas e outras entidades, estavam representadas, tendo sido possível, assistir a uma demonstração de fisioterapia e os seus benefícios organizada pelo Monte dos Vendavais, assistir a demonstrações de obediência canina organizadas pelos Os Cãogurus, onde o Campeão Nacional de Obediência fez uma demonstração temperada com um jogo de Frisbee, e a demonstrações de agility também organizada pela escola Os Cãogurus.
Outras iniciativas como adopção de animais, interacção com coelhos, póneis e cavalos (disponibilizados pela Escola Profissional Agrícola D. DINIS - Paiã), também estavam disponíveis a quem visitou o evento.
Eu e o meu pequeno tordelha, como membros da equipa de Os Cãogurus, não podíamos de ter deixado de estar neste evento para ajudar a representar a escola.
Para o meu pequeno tordelha de 8 anos foi uma experiência muito positiva, pois até a data não tinha ainda lhe sido exigido a postura e demonstração do trabalho que tem feito com a sua Golden Retriever, a Bianca.
Claro que nem tudo foi rosas, pois como criança, andava excitadíssimo a jogar nos jogos que a câmara tinha disponibilizado no evento para os mais novos, ou andava atrás do cavalo e dos póneis, ou andava a ver os diferentes animais que lá se encontravam, ou ... Portanto foi difícil acalmar a sua excitação para que se concentrasse na tarefa importante de representar correctamente o clube e alguns dos exercícios ficaram meio esquecidos (espero que o mestre não fique muito zangado).
Mas também temos de ser justos, pois a Bianca, com a sua natureza de Golden Retriever, e no meio de tantos mimos pela criançada também se esquece de desligar o botão de "mimo" e ligar o botão de "trabalho", logo não é fácil para ela se concentrar nas tarefas que lhe são exigidas (é preciso ter paciência) e portanto adicionando a excitação da Bianca a excitação do tordelha temos ....
Ora bem, mas aqui a sua mãe também não pode dizer que foi perfeita e bem mais idade e experiência tem.
Nunca é fácil trabalhar cães no meio de multidões e menos fácil ainda com distracções extras de cheiros, outros animais e cadelas na fase "hiper apelativa". Logo na demonstração de obediência, eu e o Teco, o meu Pastor Australiano, no primeiro dia até não correu muito mal, mas no 2º dia ele já não se deixou enganar pelas recompensas gustativas e o olfacto já o atraia para os odores da sua colega "hiper apelativa" (ainda pensei colocar-lhe uma máscara, mas prontos ...) e já o seu trabalho deixou bem a desejar (enfim, agora é que o mestre nos dá um tiro).
Nesta fase pensei que a Angel, a minha Pastor Australiano, salvaria o bom nome da dona e nos representaria de forma gloriosa ... mas ou a dona realmente, como cabeça de alho chocho que as vezes é, errou na condução ou as distracções eram tantas que não encarrilhamos com o exercício de slalom, tendo deixado a ambas numa extrema frustração e com uma grande tristeza.
Bem, enfim, marcamos presença, demonstramos vontade e tentamos brilhar ... só que foi um brilho muito muito muito ténue ... << suspiro >>
Bem, não deixa de ter sido sempre educativa a nossa presença e só temos de agradecer a oportunidade fornecida pela escola Os Cãogurus e a organização da Câmara Municipal de Loures.
Outras actividades:
- Pastoreio com Pastor Australiano
- Estivemos na 115.ª e 116º Exposição Canina Internacional de Lisboa
- CNEMA 2010 - Raças Portuguesas e Agility !!
- Agility Belém - A nossa primeira experiência numa prova oficial de Agility
- Competição Obediência em Lagos
- Exposição Canina Internacional de Santarém 2009
- Exposição Canina Internacional de Lisboa 2009
- Aussies e Portie na Feira Canina do Algarve
- Obediência 100 Segredos
- Seminário Obediência
- Workshop de Agility
- Cookie alcançou excelente na class I de Obediência
- Exposição Int Vila Franca Xira 2009
- Formação em Comportamento do Cão na Educacão
- Exposição Internacional do Norte
- Exposição Sousel 2008
- Teco alcançou excelente na class I de Obediência
- Exposição Canina Internacional do Estoril
- Pastores Australianos no Curso Treino Pastoreio pela Educacão
- Pastor Australiano e Golden Retriever na Feira do Doce em Lagos
- Exposição de Lisboa e Mediterranea com os nossos Aussies
- Angel e Teco, os dois embaixadores da nossa familia
- Demonstração Canina no Externato da Torraltinha
- Aussies e Golden na Exp Int Elvas 2008
- Pastoreio com os nossos Pastores Australianos em Montemor
- Pastor Australiano Teco e Angel na 5ª Jornada
- Na escola com o nosso Pastor Australiano
Wednesday, October 20, 2010
Orçamento Estado 2011 - uma realidade
Com muita apreensão tenho visto, ouvido e até sonhado com o estado da nossa nação !
Sendo eu a única fornecedora do rendimento da minha casa e fazendo todos os meses ginásticas orçamentais para manter a nossa família o melhor possível, preocupa-me enfrentar cortes aos meus rendimentos e com isso ter de tomar decisões, talvez severas no seio da minha família.
É fácil ler, falar e até sugerir medidas de austeridade para os outros, mas quando estas chegam a nossa porta tudo muda de figura.
Não sou, e nem serei a única a clamar por justiça social e acima de tudo, clamar que todos aqueles que estão a tomar decisões sobre as nossas vidas, afirmando que ganhamos demais, quando ganhamos acima dos 700 €, devessem eles ser os primeiros a tentarem viver e suportar as suas famílias com esse valor.
Mas adiante ...
Perante estes factos encontro-me a pensar, se em 2011, começar o ano com menos dinheiro e pelos vistos, com aumento substancial, nas despesas básicas como alimentação, água, luz, gás, escola (sim, porque o meu filho sai as 13 h e tem de estar num ATL particular, pois a escola publica, onde ele anda, não tem ATL, nem actividades de tempos livres, nem qualquer apoio camarário ou estatal), passe social e gasóleo, onde vou desta vez ginasticar ?
Aqui mais uma vez, quem me quer a mim e ao meu filho bem, faz a pergunta (sim, algo repetitiva), "não estará na altura de diminuíres o número de cães que tens ?"
Como sou mãe e receio no futuro olhar para o meu filho e dizer-lhe que não tenho para ele tomar banho de água quente, ou, no pior cenário, dar-lhe de comer ... também já me encontro a pensar ... "estará nessa altura ?"
Quem me conhece sabe que já passei por um divórcio, várias mudanças de emprego, várias mudanças de casa e 2 grandes mudanças de zona de residência, problemas de saúde e sempre tenho conseguido (sim umas vezes em melhores condições, outras em condições mais difíceis) manter a minha família de 4 patas.
Mas ...
Vamos enfrentar a realidade nacional ... não serei a única a sofrer a tenção orçamental e psicológica de um futuro totalmente incerto (ninguém garante que estas medidas serão a solução, pelo contrário), logo, mesmo aqueles que optam por fazer como os macacos (não ouvir, nem ver e nem falar), sofrerão já em 2011 as consequências de tudo o que está acontecer (não, meus amigos, não desaparece).
Ora se não sou eu, que há anos que luto por manter os meus meninos de 4 patas, que os vi crescer, que partilhei momentos bons e momentos maus e que no fim, os amo, quem será ? e esta meus amigos é a realidade ...
Oh sim, alguns afirmam que poderá haver quem tenha mais condições ... quem poderá pagar melhor alimentação ... quem ... e eu respondo, sim poderá, mas também poderá não ser assim amanha quando a economia parar, mais gente for para o desemprego e .... depois ? não fui eu que fiz aos meus cães a promessa de tomar conta deles até morrerem ? não fui eu ? então não pesará sobre mim o que lhes acontecerá no futuro ? pois é, talvez o abandono e o despachar para as outras pessoas a responsabilidade (tão típico exemplo dos nossos políticos) não seja a solução.
É muito chato ter consciência, não é ? tomara que o nosso país fosse dirigido por indivíduos que tivessem o mesmo mínimo de consciência
Portanto meus amigos, sopa da pedra para o pessoal de 2 pernas, ração o mais económica possível para o pessoal de 4 patas, electricidade, água e gás nos mínimos dos mínimos dos gastos (se for preciso 1 banho por semana ... humm... pois...) e nada de nada de extras, poderá ser a solução.
Portanto venho mais uma vez apelar para não abandonem os vossos animais, não os entreguem aos canis, pois eles são a vossa responsabilidade, que voçês um dia assumiram !
Monday, October 11, 2010
Cãominhada solidária em Almada
O objectivo de iniciar o meu filho nas caminhadas deve-se ao tentar manter uma actividade física, adicionada a uma componente de aprendizagem do nosso meio cultural e natural, e não tendo francamente dinheiro para mais, tentar mesmo assim que ele evite de ocupar todo o seu tempo livre em actividades sedentárias, como os jogos de computador, consolas, TV, vídeos.
Claro que no nosso caso, como treinamos os cães, existe já de si uma componente fora do ambiente de sedentarismo, mas mesmo assim, sinto que o nosso regresso à capital reduziu as actividades no exterior algo substancialmente (ou talvez esta sensação se deva ao corrermos atrás dos nossos meninos de agility sermos largamente ultrapassados pela sua velocidade e capacidade física ... enfim ... )
Como tal tento manter o espírito de fazermos actividades acompanhados pelos nossos membros da família de 4 patas, onde podemos conhecer outras pessoas e ao mesmo tempo fazemos algum exercício físico.
Como é obvio, desta vez, apelei para o espírito de ajudar-mos uma associação de apoio aos animais abandonados para lhe dar o ultimo empurrão e cá fomos nós, com uma razão adicional para sairmos e caminhar-mos com os nossos amigos de 4 patas.
Sendo assim, armados com o espírito solidário, participamos desta vez na cãominhada organizada pela HousePet no concelho de Almada. Foi uma caminhada citadina, sem as belezas naturais que a nossa prévia aventura nos tinha fornecido na serra de Sintra. Mas mesmo assim, foi uma excelente oportunidade de fazer novas amizades e apoiar uma causa, que a nós, donos de animais, nos tanto diz.
Levamos a Cookie, a minha Pastor Australiano e a Bri, Golden Retriever que é a mãe da Bianca.
Várias foram as pessoas e donos de cães que aderiram ao evento e portanto há que admirar o espírito solidário partilhado por várias pessoas !
Outras viagens e passeios:
- Dog Trekking - Cãominhada a um museu
- Cãominhada na Serra de Sintra
- Alcochete - gondens e aussies
- Passeios económicos com cães
- Um Pastor Australiano na Praia da Salema
- Um Pastor Australiano na Ilha da Armona
- Luzes de Natal em Loulé
- Cães na Meia Praia
- Silves, uma visita aos tempos medievais com a Cookie, o nosso Aussie
- Dois Golden Retriever em Monchique
- Uma viagem as Minas de São Domingos com o nosso Pastor Australiano
- Levando um Golden Retriever a fortaleza de Sagres
- Passeio com um Pastor Australiano na Luz, Algarve Portugal
- Passeio com Brad, o nosso Golden Retriever, em Lagos
- Praia do Amado com os nossos Golden Retriever e Pastor Australiano
Monday, October 04, 2010
Dia de São Francisco de Assis e Dia do Animal !
Hoje é 4 de Outubro, dia de São Francisco de Assis e Dia do Animal !
São Francisco de Assis era querido pelo meu pai e ele sempre disse que quando falecesse, seria para o seu jardim celestial que iria, para ajudar São Francisco a cuidar dos animais que lá estão e eu gosto de imaginar que é lá que está a alma do meu pai.
Para quem não sabe São Francisco de Assis foi um homem que nasceu de famílias abastadas e optou no decurso da sua vida por se dedicar a igreja e aos animais. Ele defendia o ideal de uma irmandade que integrasse todos os homens, a natureza e os animais.
Para ele, cada ser era a expressão da bondade de Deus e por isso amar um animal era também amar Deus e a sua criação.
Este ano, a perda de membros da minha família de 4 patas, já foram muitas e é para eles que dedico hoje as minhas memórias e preces. Não é suposto irem tão cedo ... e certamente não é suposto serem levados sem terem tido oportunidade de darem o seu melhor e saborearem a vida.
Sunday, September 26, 2010
Cãominhada na Serra de Sintra
Este fim de semana levei o meu filho, a sua Golden Retriever, Bianca, e o meu Pastor Australiano, Teco, a uma caminhada com cães organizada pela associação Pé ante Pata, na Serra de Sintra.
Não é a primeira caminhada que a associação organiza, mas porque nunca nos foi possível ir a uma, e como surgiu esta oportunidade e me vislumbrou a possibilidade de irmos, logo comecei a "arte" de persuadir o meu filho a meter o comodismo de parte e embarcarmos nesta aventura.
A Serra de Sintra é por mim considerado um dos lugares mais bonitos para se visitar. Podemos lá ir 10 vezes, que encontramos sempre algo novo para ver e conhecer !
Recentemente foi classificada como património da humanidade que, se por mais nenhuma razão, lhe trouxe um novo incentivo para preservação e conservação do seu ambiente natural e qualidade histórica.
Claro que o que conheço da Serra de Sintra é a faceta mais turística e famosa, logo antecipei um oportunidade de conhecer mais a fundo o ecossistema natural pelo qual a serra também é famosa, mas que sem guia ou a partilha de conhecimentos por quem já conhece, nós dificilmente conseguimos ver sozinhos.
Como tudo o que é organizado nestas terras lusitanas, eu e o meu filho fomos preparados para três possibilidades:
1) a possibilidade de ser organizado por entusiastas, mas sem conhecimento e que acabaria em cãofusão.
2) a outra possibilidade de ser organizada por entusiastas com experiência mas sem paciência para iniciantes
3) a possibilidade de ser algo bem organizado e acabar por ser uma belíssima aventura.
Claro que se verificasse as duas primeiras possibilidades, ia levar o meu filho e companheiros de 4 patas por trilhos mais convencionais e os quais não haveria possibilidade de nós os 2 nos perdermos.
Mas, com grande alivio meu, verificou-se a terceira possibilidade e descobri que em terras nacionais temos pessoas que organizam eventos sem qualquer objectivo de lucrarem, cedendo o seu tempo, esforço e conhecimento, para possibilitarem a nós entusiastas e curiosos, uma aventura bem passada, com os nossos amigos de 4 patas, no meio de pessoas com os mesmos gostos e vontades.
Não é fácil, nada fácil, encontrar-mos pessoas assim em Portugal. E o simples pormenor de termos 6 pessoas, 2 na dianteira do grupo, 2 no meio do grupo e 2 no fim do grupo, a tomarem conta das restantes pessoas e a manterem todos nós seguros e a dedicarem a sua energia a manter o ritmo e entusiasmo, francamente me trás lágrimas nos olhos ...
A caminhada em si, só é fácil para os meninos de 4 patas que se sentiram no paraíso nesta nova aventura que aqui a maluca da dona lhes proporcionou. A Bianca, como Golden Retriever que é, adorou a atenção e festas de toda a gente. O Teco, na sua faceta de Pastor Australiano, adorou o ambiente natural, a oportunidade de estar em território, para ele virgem, e de conhecer novos amigos de 4 patas.
Para nós humanos, foi um sucesso e uma realização chegarmos ao fim da caminhada, e claro um enorme prazer estar no meio da natureza, conhecermos mais uma faceta do ecossistema da Serra de Sintra e passarmos uma manhã bem passada no meio do pessoal dos "cães".
Uma aventura que espero ter a oportunidade de poder repetir !
Outras viagens e passeios:
- Dog Trekking - Cãominhada a um museu
- Cãominhada solidária em Almada
- Alcochete - gondens e aussies
- Passeios económicos com cães
- Um Pastor Australiano na Praia da Salema
- Um Pastor Australiano na Ilha da Armona
- Luzes de Natal em Loulé
- Cães na Meia Praia
- Silves, uma visita aos tempos medievais com a Cookie, o nosso Aussie
- Dois Golden Retriever em Monchique
- Uma viagem as Minas de São Domingos com o nosso Pastor Australiano
- Levando um Golden Retriever a fortaleza de Sagres
- Passeio com um Pastor Australiano na Luz, Algarve Portugal
- Passeio com Brad, o nosso Golden Retriever, em Lagos
- Praia do Amado com os nossos Golden Retriever e Pastor Australiano
Wednesday, September 22, 2010
Basta !!
Bem, eu não sou pessoa de assinar petições ou de manifestar posições radicais seja lá porque for. Até porque estando num pais, onde a justiça só mesmo nas séries de televisão, penso que temos de ter cuidado com as posições e manifestações publicas que temos.
Mas ... as vezes, só as vezes, cansa ver as pessoas defenderem continuamente uma suposta tradição, mantendo com isso a tortura e crueldade manifestada contra outros seres vivos, que não se podem defender ou manifestar.
Cansa, continuar-se a bradar aos céus, que as pessoas que defendem a integridade e direitos dos animais, não são nacionalistas e são ignorantes. Já São Francisco defendia, "Cada ser é a expressão da bondade de Deus e por isso amar um animal é amar Deus e a sua criação" ... era ele ignorante ?
Ninguém diz que tenham de amar os touros, mas ao menos os respeitem como seres vivos com direito à sua integridade física e sentimentos e para variar se coloquem na posição desses seres vivos, no meio de uma multidão, aterrorizados pelo barulho, sucessivamente picados e espetados, encurralados num recinto sem possibilidade de fuga e por fim mortos sem hipótese de defesa ... depois me digam que é bonito e tradicional a forma como vos trataram.
Portanto eu também digo "Basta !!"
Assinem a petição «Pela abolição das touradas e de todos os espectáculos com touros»: http://www.peticaopublica.com/?pi=010BASTA