Wednesday, October 20, 2010

Orçamento Estado 2011 - uma realidade


Com muita apreensão tenho visto, ouvido e até sonhado com o estado da nossa nação !

Sendo eu a única fornecedora do rendimento da minha casa e fazendo todos os meses ginásticas orçamentais para manter a nossa família o melhor possível, preocupa-me enfrentar cortes aos meus rendimentos e com isso ter de tomar decisões, talvez severas no seio da minha família.

É fácil ler, falar e até sugerir medidas de austeridade para os outros, mas quando estas chegam a nossa porta tudo muda de figura.

Não sou, e nem serei a única a clamar por justiça social e acima de tudo, clamar que todos aqueles que estão a tomar decisões sobre as nossas vidas, afirmando que ganhamos demais, quando ganhamos acima dos 700 €, devessem eles ser os primeiros a tentarem viver e suportar as suas famílias com esse valor.

Mas adiante ...

Perante estes factos encontro-me a pensar, se em 2011, começar o ano com menos dinheiro e pelos vistos, com aumento substancial, nas despesas básicas como alimentação, água, luz, gás, escola (sim, porque o meu filho sai as 13 h e tem de estar num ATL particular, pois a escola publica, onde ele anda, não tem ATL, nem actividades de tempos livres, nem qualquer apoio camarário ou estatal), passe social e gasóleo, onde vou desta vez ginasticar ?

Aqui mais uma vez, quem me quer a mim e ao meu filho bem, faz a pergunta (sim, algo repetitiva), "não estará na altura de diminuíres o número de cães que tens ?"

Como sou mãe e receio no futuro olhar para o meu filho e dizer-lhe que não tenho para ele tomar banho de água quente, ou, no pior cenário, dar-lhe de comer ... também já me encontro a pensar ... "estará nessa altura ?"

Quem me conhece sabe que já passei por um divórcio, várias mudanças de emprego, várias mudanças de casa e 2 grandes mudanças de zona de residência, problemas de saúde e sempre tenho conseguido (sim umas vezes em melhores condições, outras em condições mais difíceis) manter a minha família de 4 patas.

Mas ...

Vamos enfrentar a realidade nacional ... não serei a única a sofrer a tenção orçamental e psicológica de um futuro totalmente incerto (ninguém garante que estas medidas serão a solução, pelo contrário), logo, mesmo aqueles que optam por fazer como os macacos (não ouvir, nem ver e nem falar), sofrerão já em 2011 as consequências de tudo o que está acontecer (não, meus amigos, não desaparece).

Ora se não sou eu, que há anos que luto por manter os meus meninos de 4 patas, que os vi crescer, que partilhei momentos bons e momentos maus e que no fim, os amo, quem será ? e esta meus amigos é a realidade ...

Oh sim, alguns afirmam que poderá haver quem tenha mais condições ... quem poderá pagar melhor alimentação ... quem ... e eu respondo, sim poderá, mas também poderá não ser assim amanha quando a economia parar, mais gente for para o desemprego e .... depois ? não fui eu que fiz aos meus cães a promessa de tomar conta deles até morrerem ? não fui eu ? então não pesará sobre mim o que lhes acontecerá no futuro ? pois é, talvez o abandono e o despachar para as outras pessoas a responsabilidade (tão típico exemplo dos nossos políticos) não seja a solução.

É muito chato ter consciência, não é ? tomara que o nosso país fosse dirigido por indivíduos que tivessem o mesmo mínimo de consciência

Portanto meus amigos, sopa da pedra para o pessoal de 2 pernas, ração o mais económica possível para o pessoal de 4 patas, electricidade, água e gás nos mínimos dos mínimos dos gastos (se for preciso 1 banho por semana ... humm... pois...) e nada de nada de extras, poderá ser a solução.

Portanto venho mais uma vez apelar para não abandonem os vossos animais, não os entreguem aos canis, pois eles são a vossa responsabilidade, que voçês um dia assumiram !


No comments: