Eu e o meu filho
Este fim de semana levei o meu filho, a sua Golden Retriever, Bianca, e o meu Pastor Australiano, Teco, a uma caminhada com cães organizada pela associação Pé ante Pata, na Serra de Sintra.
Não é a primeira caminhada que a associação organiza, mas porque nunca nos foi possível ir a uma, e como surgiu esta oportunidade e me vislumbrou a possibilidade de irmos, logo comecei a "arte" de persuadir o meu filho a meter o comodismo de parte e embarcarmos nesta aventura.
A Serra de Sintra é por mim considerado um dos lugares mais bonitos para se visitar. Podemos lá ir 10 vezes, que encontramos sempre algo novo para ver e conhecer !
Recentemente foi classificada como património da humanidade que, se por mais nenhuma razão, lhe trouxe um novo incentivo para preservação e conservação do seu ambiente natural e qualidade histórica.
Claro que o que conheço da Serra de Sintra é a faceta mais turística e famosa, logo antecipei um oportunidade de conhecer mais a fundo o ecossistema natural pelo qual a serra também é famosa, mas que sem guia ou a partilha de conhecimentos por quem já conhece, nós dificilmente conseguimos ver sozinhos.
Como tudo o que é organizado nestas terras lusitanas, eu e o meu filho fomos preparados para três possibilidades:
1) a possibilidade de ser organizado por entusiastas, mas sem conhecimento e que acabaria em cãofusão.
2) a outra possibilidade de ser organizada por entusiastas com experiência mas sem paciência para iniciantes
3) a possibilidade de ser algo bem organizado e acabar por ser uma belíssima aventura.
Claro que se verificasse as duas primeiras possibilidades, ia levar o meu filho e companheiros de 4 patas por trilhos mais convencionais e os quais não haveria possibilidade de nós os 2 nos perdermos.
O meu filho, com a sua Bianca, e um companheiro pequeno como ele
Mas, com grande alivio meu, verificou-se a terceira possibilidade e descobri que em terras nacionais temos pessoas que organizam eventos sem qualquer objectivo de lucrarem, cedendo o seu tempo, esforço e conhecimento, para possibilitarem a nós entusiastas e curiosos, uma aventura bem passada, com os nossos amigos de 4 patas, no meio de pessoas com os mesmos gostos e vontades.
Não é fácil, nada fácil, encontrar-mos pessoas assim em Portugal. E o simples pormenor de termos 6 pessoas, 2 na dianteira do grupo, 2 no meio do grupo e 2 no fim do grupo, a tomarem conta das restantes pessoas e a manterem todos nós seguros e a dedicarem a sua energia a manter o ritmo e entusiasmo, francamente me trás lágrimas nos olhos ...
Cá estamos nós na concentração
A caminhada em si, só é fácil para os meninos de 4 patas que se sentiram no paraíso nesta nova aventura que aqui a maluca da dona lhes proporcionou. A Bianca, como Golden Retriever que é, adorou a atenção e festas de toda a gente. O Teco, na sua faceta de Pastor Australiano, adorou o ambiente natural, a oportunidade de estar em território, para ele virgem, e de conhecer novos amigos de 4 patas.
E cá estou eu num dos trilhos com os nossos dois companheiros de 4 patas
Para nós humanos, foi um sucesso e uma realização chegarmos ao fim da caminhada, e claro um enorme prazer estar no meio da natureza, conhecermos mais uma faceta do ecossistema da Serra de Sintra e passarmos uma manhã bem passada no meio do pessoal dos "cães".
Uma aventura que espero ter a oportunidade de poder repetir !
Um tumulo neolitico
Marco geofisico
Outras viagens e passeios:
- Dog Trekking - Cãominhada a um museu
- Cãominhada solidária em Almada
- Alcochete - gondens e aussies
- Passeios económicos com cães
- Um Pastor Australiano na Praia da Salema
- Um Pastor Australiano na Ilha da Armona
- Luzes de Natal em Loulé
- Cães na Meia Praia
- Silves, uma visita aos tempos medievais com a Cookie, o nosso Aussie
- Dois Golden Retriever em Monchique
- Uma viagem as Minas de São Domingos com o nosso Pastor Australiano
- Levando um Golden Retriever a fortaleza de Sagres
- Passeio com um Pastor Australiano na Luz, Algarve Portugal
- Passeio com Brad, o nosso Golden Retriever, em Lagos
- Praia do Amado com os nossos Golden Retriever e Pastor Australiano
1 comment:
Para quem organizou deve ser sempre um ponto de interrogação o nº de pessoas que participa, mas sem sombra de dúvida que só o facto de haver intervenientes no início, meio e fim do grupo a avisar das "Bicicletasss" que iriam passar, já por si só estava muito bem organizada. Tal como a Helena, partimos à aventura sem saber ao que íamos, mas valeu bem a pena, quero voltar a repetir. As minhas cadelas sentiram-se felizes da vida na nossa e na companhia de outros meninos de 4 patas.
Leonor - dona da Chica e da Blue
Post a Comment