Wednesday, November 19, 2008

O que deve saber antes de criar cães

cachorros golden retriever

Bem, eu li algures uma história acerca de um casal que comprava dois cães muito caros de lop de topo, com a prespectiva de ao fim de 2 anos começarem a ganhar dinheiro com ninhadas. Podem imaginar como a história acaba ... muito dinheiro e tempo gasto.

Tendo agora cachorros com 7 semanas, posso dizer honestamente que estou a passar pela mesma fase que o tal casal. Mas no meu caso, que só pretendia ganhar para as despesas, estou longe até disso.

O que aprendi ? bem criar não é para alguém de coração mole, emprego a tempo inteiro e outras pequenas despesas sem importância, como renda, carro, escola, outros cães, veterinário e alimentação.

Comecei por fazer um diário sobre as despesas e neste momento até disso desisti, pois servia para me sentir mais miserável e deprimida.

Mas se não pensarmos em dinheiro, também deve saber que se tiver um emprego a tempo inteiro, então prepare-se para noites mal dormidas, ter de se levantar hora e meia mais cedo, não ter tempo para almoçar e no fim do dia deixar de ter tempo para si. Nesta fase os cachorros já não querem ficar na caixa da ninhada, então bem podem imaginar o que é ter 8 cachorros saudáveis, grandes da raça golden retriever a correr pela casa.

Claro que também tem de contar com as inumeros telefonemas, emails e respostas a anúncios onde vai ouvir e lêr de tudo até ao ponto de dar em doida.

Ah, e não se esqueça de juntar jornais com um ano de antecedencia para não ter de passar a vergonha de estar a pedir a todas as almas caridosas que conheça por jornais.

Claro que é uma alegria ter 8 cachorros a brincar e a pedir atenção, principalmente quando colocamos os jornais e parecem máquinas a triturar as maravilhosas “fraldas”.

Acho que quando isto acabar, os cachorros felizes nos lares dos seus donos e eu poder gozar uma noite silenciosa, duradora e pacifica, pensarei mais do que uma duzia de vezes antes de ter novamente cachorros em casa.






3 comments:

MIMO DE CÃO said...

Ola Helena, adorei o seu blog, e percebo que existem pessoas como eu , que fazem por amor e não pelo sentido de negocio!!!

tomei a liberdade de colocar este seu texto no meu blog com os devidos creditos, se quiser espreitar... www.mimodecao.blogspot.com

Bjs Margarida

Helena said...

Olá Margarida,

Gostei muito do seu blog e obrigado pela a opinião que mostrou sobre o meu trabalho.

Nunca é facil escrever e trabalhar com animais, pois as opiniões divergem muito.

Portanto qualquer comentário que nos ajuda a continuar vale ouro.

Obrigado !

Lena

Joilson said...

Olá Helena, gostei muito do seu texto, eu também estou começando a minha criação de cães...Eu crio Basset Hound, amo os animais e estou sentindo bem o que você disse no seu texto.
Parabéns.
Joilson Gimenes