Friday, May 08, 2015

Pastor Australiano

A história do Pastor Australiano




pastor australiano blue merle
Origem

A origem desta raça é cheia de controvérsia e discussão, mas como ponto assente é que o seu reconhecimento proveio da América.
Pensa-se que a origem do Aussie, seja os cães que os colonos trouxeram para o Novo Mundo, onde o cruzamento tivesse sido feito apenas com o objectivo de realçar as suas características de trabalho, o pastoreio, guarda e rapidez de raciocinio.

pastor australiano tri-red

O principal impulsionador para o reconhecimento destes cães foi um actor/treinador, Jay Sisler, de espectáculos que utilizava o Pastor Australiano, ou os Cães Azuis como eram então conhecidos, como parceiros no espectáculo.

Apenas a 18 Abril de 1991, o Australian Shepherd, ou como conhecido por nós, o Pastor Australiano, foi conhecido como raça pelo American Kennel Club.


pastor australiano e golden retrieverCaracteristicas

O Pastor Australiano é um cão devoto ao dono, que precisa de contacto, treino e atenção do dono.
Não é um cão para ser posto de parte num quintal !

É um cão que anda atrás do dono por todas as divisões e verdadeiramente adora deitar-se ao pé do dono. Esta característica pode ser compensadora, pois nunca se está só, tendo sempre alguém ao pé de nós, mas também pode ser perturbadora, pois implica ter uma sombra com a qual é preciso ter atenção e que nos persegue até no WC.

Devido à sua forte tendencia genética para o trabalho, esta raça necessita de exercicio, atenção e treino. Se tal não for feito e até descurado, então terá tendência de tornar-se destrutivo ou até imaginar formas de fuga e outras maneiras de alcançar algo que deseja.

São cães atléticos e muitíssimo curiosos, óptimos para actividades físicas como agility, flyball, frisbee, ...


pastor australiano red merle

Guardam e alertam para a presença de estranhos e chegam mesmo a defender em caso de invasão ou ataque do seu território.

Não se adaptam à vida sedentária e apenas toleram a residência num apartamento se acompanhados por um dono atento e que esteja pronto para várias actividades físicas.

O seu raciocínio rápido leva a que muitas vezes superem os seus donos.

É um cão com bastante pêlo, largando moderadamente e que necessita de escovagens regulares.

pastor australiano blue merle

Considerações

TAMANHO: O tamanho ideal é de 51-58 cm para os machos e 46-54 cm para as fêmeas.

COR: Blue-merle, Red-merle, preto, e vermelho são suas cores, com ou sem manchas brancas, e/ ou castanhas (cobre), sem ordem de preferência. O colar branco não deve ir além da cernelha. O branco é admitido no pescoço, (parcialmente ou formando um colar completo), no peito, nas pernas, na parte inferior do focinho, em faixa na cabeça, e pode se estender desde a parte inferior até atingir 10 cm. (4 polegadas) medida horizontalmente pelo cotovelo. O branco na cabeça não deve predominar e os olhos devem ser completamente circundados por zonas coloridas. Os Merles, caracteristicamente, escurecem com a idade.

PELO: De textura e de comprimento médios

Outras referências

American Kennel Club

http://www.akc.org/breeds/australian_shepherd/index.cfm

Australian Shepherd Club of America

http://www.asca.org/

Is an Australian Shepherd the Right Dog for You?By Liz Palika

http://www.lizpalika.com/rightdog.html























Alguns livros sobre a raça:

The Australian Shepherd: Champion of Versatility
by Liz Palika (2003, Howell Book House).

All About Aussies: The Australian Shepherd from A to Z by Jeanne Joy Hartnagle-Taylor


No comments: