Friday, January 08, 2010

Frisbee com cães

Frisbee com cães

Frisbee com cães com é uma actividade fundamentalmente bastante simples, pois basta se atirar um disco, deixar o cão apanhar e vir a correr para lhe devolver o disco. O mais atractivo nesta actividade é a sua simplicidade e no fim o divertimento que tanto o cão, como o dono tiram ao praticar este desporto.

Este desporto tem vários adeptos por toda a parte do mundo, desde os EUA, onde teve origem e tem o maior número de adeptos, até a Europa, Japão e Austrália

A actividade ao longo dos anos tem sofrido algumas adições com classes mais exigentes e competitivas onde a distancia, estilo e inovações são igualmente pontuadas e consideradas.
Este desporto canino teve origem nos EUA, em Ohio, onde um estudante (Alex Stein) e o seu cão (Asley Whippet) saltaram a rede de um jogo nacional de basebol e começaram a jogar este jogo de apanhar e trazer discos. A exibição teve tal impacto que o jogo foi interrompido e os locutores começaram a anunciar a exibição que estava a ocorrer e só após 8 minutos, o estudante foi escoltado para fora do campo e preso. Foi a exibição televisiva nacional que impulsionou o interesse por este desporto. (Até da vontade de fazer o mesmo por cá !)

Algumas considerações a ter antes de iniciar esta actividade com o seu cão:
Frisbee com cães

  1. Verifique a saúde do seu cão com o veterinário. Saltos podem agravar alguma propensão para problemas de ossos ou ancas.

  2. O cão que escolher também não deve ser um cão excessivamente pesado (13 a 25 kg) e deve estar em forma.

  3. O instinto de presa deve estar bem apurado e o cão já deve ter algum instinto de trazer o objecto.

  4. Bom temperamento também é um requisito, pois os cães são soltos no meio de pessoas e animais.

  5. Nunca inicie esta actividade com saltos usando um cão que tenha menos de 14 meses, pois os saltos podem ser prejudiciais ao desenvolvimento correcto do cão.

  6. Procure dar a obediência básica para que o cão não fuja, perturbe outras pessoas e se mantenha ao pé de si.

  7. Escolha um disco próprio para cães

  8. Joge sempre em áreas seguras e não atire para ao pé de buracos, vedações, árvores, outros cães e outras areas potencialmente perigosas.

Depois destas considerações está pronto a iniciar-se no Frisbee e quem sabe fazer parte de uma futura equipa nacional de Frisbee (A esperança é a ultima a morrer !).

Frisbee com cães

Algumas boas regras e divisões por classes podem ser encontradas no website Colorado Disc Dogs website (http://www.coloradodiscdogs.com/rules.html), aqui está o resumo:

Regras básicas na competição:
  • Mantenha o seu cão sempre a trela quando não esta a competir ou a fazer o aquecimento. Isto impede que sofra o embaraço de ter o seu cão a correr pelo campo e a interromper a competição.

  • Nem todos os cães, mesmo aqueles bem socializados, apreciam outros cães no seu cão. Portanto tenha atenção ao comportamento do seu cão.

  • Limpe sempre aquilo que o seu cão sujar. Tentamos manter boas relações com as comunidades que permitem que organizemos eventos nas suas áreas, e esta é a melhor forma de mostrar a nossa. Deixe sempre o local mais limpo do que quando lá chegou !

  • Por cortesia aos competidores, comida e recompensas não são permitidas no local de competição. Comida no chão pode trazer distracções desnecessárias

  • Seja desportivo. Dê o bom exemplo.

  • Fêmeas com cio não são permitidas no local da competição.

  • Trate o seu cão com respeito. Competidores que maltratem os cães são pedidos para saírem


As quatro classes que o CDD oferece nos seus eventos são: Noviço, Intermédio, Avançado e Aberta. Em algumas ocasiões, uma classe não competitiva Recreativa pode ser também oferecida.

A classe Noviço: Esta classe é para os iniciados no desporto. Contudo as pessoas progridem de forma diferente quando começam a ir a competições, umas muito rapidamente e outras mais lentamente e o clube reconhece isso. Para esse fim é permitido as equipas permanecerem na classe de Noviço durante 2 anos. No primeiro ano a equipa pode ficar na classe independentemente dos resultados. Contudo, durante o 2º ano, se uma equipa competindo no Noviço ganha 2 “Top 3” passa imediatamente a classe seguinte.
Equipas novas não são obrigadas a permanecer na classe Noviço. Podem seguir para a classe seguinte em qualquer altura.
Os competidores da classe Noviço competem em 2 rounds de Mini-Distancia, onde tem 60 segundos em cada round para atirarem o número máximo de vezes um único disco ao seu cão. Pontos são dados nos discos apanhados considerando a distancia e se o cão estava no ar quando apanhou o disco. Após o registo, todos os competidores receberão um disco oficial. Competidores da classe Noviço podem usar o disco oficial ou outro disco seguro.

A classe Intermédia é para equipas experientes que estão envolvidas no desporto a mais de um ano (365 dias), mas não estão prontos para a classe Avançados. Os competidores Intermédios competirão no mesmo formato de Mini-Distancia descrito em cima. Competidores Intermedios tem de usar um disco standard de competição (Wham-O Fastback Frisbee, Hero 235, Dogstar, ou HyperFlite). Alguns eventos fornecem um disco no registo, mas os competidores desta classe e classes superiores tem de trazer os seus próprios discos.

A classe Avançados é para as equipas de topo da Mini-Distancia. Normalmente são equipas muito experientes, mas é uma classe aberta a todos. Equipas competindo na Aberta também fazem 1 round da Mini-Distancia na classe de Avançados.

A classe Aberta é para as equipas mais experientes e consiste em um round de 90 segundos (Skyhoundz) ou 120 segundos (UFO) de Freestyle, e um round de 60 segundos de Mini-Distancia.

O Freestyle consiste numa rotina coreografada com o cão e música, usando múltiplos discos e todo o tipo de truques que possa imaginar.
A classe Recreativa é desenhada para aqueles que queiram ganhar experiência de competição sem verdadeiramente competir. É uma classe aberta a todos avaliados num round de 60 segundos de Mini-Distancia.


Outra literatura interessante:





Outros desportos caninos:





1 comment:

Eninha said...

Adorei seu blog!!
Tenho uma cadela labrador igulzinha a da sua fotografia do blog .

Quando vamos a paria bricamos horas e horas de frisbee com a minhas sandalias havaiana . Ela adora ...e eu tambem :)

...vou continuar por aqui lendo ...
Eninha