Monday, January 25, 2010

Cães mal compreendidos

Como é do conhecimento comum, eu estou a planear uma ninhada e algumas preocupações com os cachorros que vou colocar neste mundo continuam a surgir na minha mente.

É claro, que viver num pais onde as pessoas assumem muito ligeiramente a responsabilidade de matrimónio, filhos e ter animais, apenas me serve para aumentar a preocupação com o futuro dos meus cachorros.

No outro dia estava a pesquisar a internet, tentando descobrir quais são as raças mais abandonadas na Europa (Portugal) e encontrei este artigo muito interessante (que tomei a liberdade de traduzir) que mostra alguns grandes problemas aqui e nos EUA (uma vez que acredito que não somos assim tão diferentes).


Os cães mais mal compreendidos da América
November 04, 2006, 12:0AM MT
By T V
Um olhar pelas 5 raças com mais cães abandonados. A sua pior ofensa? Os seus donos humanos nunca os deviam ter comprado.

Para alguns cães, o seu único crime são expectativas pouco realistas. Como resultado, são mal compreendidos, e alguns odiados. Algumas raças têm tão má fama que precisam de um agente publicitário. Outras têm uma imagem idealista estilo “Lassie” que é quase impossível corresponderem as expectativas.

A Humane Society dos Estados Unidos estima que 6 milhões dos 8 milhões de cães e gatos entregues aos abrigos anualmente, cerca de metade são eutanásiados. Não se sabe quais os cães de raça mais entregues, mas quando se pergunta aos peritos caninos quais as 5 raças mais abandonadas, as suas escolhas são unânimes e espelham os meus palpites.

"O meu sonho é que as pessoas escolham o cão que vá de encontro ao seu estilo de vida,” diz Ian Dunbar, fundador da Association of Pet Dog Trainers. " Então, quando tivermos esse cão, compreender com o que estamos a lidar, “acrescenta Ledy VanKavage, director sénior da ASPCA.


Infelizmente, isso não acontece frequentemente, e isso nos leva a seguinte lista.

Rottweilers
Esta é uma raça de tamanho grande, cuja a cabeça é do tamanho de um cão pequeno, e pode crescer até 69 cm e exceder os 59 kg. “São grandes e fortes, podendo ser de ideias fixas,” diz Bradley. "NÃO são para todos."

Rotties que não têm um bom treino quando são novos podem ter problemas comportamentais em adultos. Estes cães sofrem de má reputação. Algumas seguradoras aumentam consideravelmente os seus seguros para Rottweilers (e muitas vezes outras raças grandes, como pit bulls), e as pessoas muitas vezes sentem que não tem outra escolha senão entregar os seus cães.



"Pit Bulls"
(ou, e qualquer cão que se pareça com um, como Staffordshire bull terrier, American Staffordshire terrier, ou bull terrier).
"São os cães mais odiados e considerados vilões,” diz Janis Bradley, autor de Dogs Bite but Balloons and Slippers Are More Dangerous. VanKavage chama-lhe uma caça as bruxas – e ela deve saber o que diz.

Ela tem 3 pit bulls: "São palhaços, fazem-me rir." Diz VanKavage existe momentos em que os pit bulls correm para as crianças e dizem "hi", os pais entram em pânico, as autoridades chegam, e classificam o cão de perigoso sem uma boa razão. "Se o cão fosse um golden retriever, nada teria acontecido ", ela diz.

Bradley vai ao ponto de equacionar estas situações a uma versão canina de racismo.
Muitos canis têm cães que se parecem com um pit bull. Resgatar um pit tornou-se comum, e a experiência pode decorrer sem problemas. "Mas tem de entender onde se está a meter ", Dunbar avisa. "Alguns vêm com uma bagagem comportamental difícil de lidar."

Labradors e Mistura de Lab
Labs? Entendi mal? De verdade? SIM É VERDADE!
As pessoas esperam que os Labradores sejam perfeitamente treináveis, como os cães de serviço as pessoas com deficiências fisicas. “Esta é a realidade: Foram criados para trabalhar debaixo de condições extremas e terem de mergulhar através de gelo para apanhar uma ave”, diz Patricia McConnell, autor do livro For the Love of a Dog: Understanding Emotion in You and Your Best Friend.

Isto não é dizer que com o tempo e treino não se acalmem, mas eles não são instantaneamente o que as pessoas esperam. “As expectativas são tão elevadas, que é difícil viver com elas”, diz VanKavage. "São cães fantásticos para uma família razoavelmente activa, mas não para a tia idosa Tilda", Bradley acrescenta.

"E como os Labradores são grandes, facilmente aprendem a arrastar a tia Tilda pela rua abaixo. ". Golden Retrievers podem ter exactamente os mesmos problemas.


Border Collies

"Exercício para Border Collies é medido em horas, não em minutos ", diz McConnell. "Requerem um trabalho mentalmente que condiga com o exercício físico Uma saída para a sua intensidade é importante, ou eles podem desenvolver problemas".

McConnell salvou um border collie que se lambia e andava em círculos compulsivamente. Os donos antigos não conseguiram corresponder as necessidades do cão. McConnell deu-lhe o nome de Lassie. Hoje, Lassie é normal – bem normal para um border collie. Ela tem ovelhas para pastorear e consegue bastante exercício

Terriers e misturas de Terrier
Muitos têm menos de 14 kg, mas não deixem que o seu tamanho os engane. "É muito cão num pacote”, diz Dunbar. "São dinâmicos, velozes, duros e são activos em vos dizer tudo isso ".

A maioria não é recatada sobre ladrar. Esta é a razão que muitas vezes é apelidada de TERRORES em vez de terriers. "Realmente, tudo o que precisam é de treino ", diz McConnell. "É a verdade para todos os cães. Não é a culpa do cão não ter treino ". Apesar de serem de tamanho pequeno e portanto mais adequados a vida de apartamento, as vezes as capacidades vocais dos terriers não são entendidas pelos vizinhos.

Certamente não existe razão para um ladrar constante, mas algumas pessoas querem silêncio total - e isso não é a forma de ser de um terrier.

por Steve Dale



Fonte: http://www.usaweekend.com/06_issues/061224/061224animalsmart.html


1 comment:

Joselito said...

Concordo, no mundo onde as responsabilidades são relegadas, nem aos filhos os pais tem preocupações, quanto mais os animais, quando não quer mais, descarta ...