Para quem recebe newsletters, como no meu caso, diariamente por email sobre cães, certamente já reparou no número crescente de artigos sobre matilhas de cães abandonados que andam a se formar em vários pontos do nosso país.
Os animais são abandonados com total inconsciência das pessoas e muitas vezes vítimas de maus tratos e agressões por parte das pessoas estranhas, se tornam agressivos e se juntam em matilhas, procurando a segurança e conforto do seu novo grupo familiar.
Com a mesma ferocidade, lealdade e companheirismo que manifestaram com os donos, manifestam no seio do grupo canino, que no fim, espelham as matilhas de cães selvagens e de lobos existentes no meio selvagem.
Infelizmente, sendo cães, a procriação é alta dentro do seu meio, e mesmo sendo a mortalidade também alta, a devoção que um grupo dedica as crias, leva a algum sucesso.
Como tal a procriação no meio de uma matilha de cães, não só aumenta os seus números, como aumenta os números de cães que não têm contacto com pessoas e são por natureza desconfiados e agressivos para com elas.
Obviamente que uma matilha tem de se auto-sustentar, o que significa procurar ou caçar alimento e num meio urbano as opções são limitadas.
É impossível alertar ou educar uma sociedade que nunca se preocupou em alertar e educar as pessoas sobre os deveres (aqui sublinho DEVERES) e direitos para com os animais de estimação.
Quem tem, adquire ou adopta os animais de estimação tem responsabilidade (volto a sublinhar RESPONSABILIDADE) a partir do momento que se assumiu como dono desse animal.
Então vamos lá ver o que significa …
Responsabilidade vem do grego "respon" que significa independencia ,e do latim "sabili" ,que significa sábio.É a obrigação a responder pelas próprias ações, e pressupõe que tais atos se apoiam em razões ou motivos. O termo aparece em discussões sobre determinismo e livre-arbítrio, pois muitos defendem que se não há livre-arbítrio não pode haver responsabilidade individual, visto que as ações pelas quais o individuo seria responsabilizado não foram praticadas de livre e espontânea vontade.
Os motivos das ações de um indivíduo responsável devem fazer sentido e esse deve fazer conhecer suas opiniões sem causar transtorno ao resto da comunidade.
Ser responsável é obrigação de qualquer cidadão para uma vida saudável em sociedade.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Responsabilidade
Parece que nesta sociedade de egoístas é difícil de meter na mente das pessoas que as nossas responsabilidades são parte da nossa honra e são para ser levadas até ao fim das nossas vidas.
No comments:
Post a Comment