Tuesday, February 03, 2009

Crufts 2009 e BBC

Crufts 2009 e BBC

Bem, li hoje que a BBC não vai transmitir este ano o grande espectáculo que é o Crufts (veja aqui a noticia http://www.bbc.co.uk/pressoffice/pressreleases/stories/2008/12_december/12/crufts.shtml)

Considerados por muitos um evento tão grande como o mundial, é uma pena que tenha sido desta forma banido pela BBC e desconsiderado por esta tão notória cadeia de televisão inglesa.

Apesar de ter sempre condenado a forma como as exposições são organizadas, havendo uma notória falta de interesse pela saúde e sociabilidade de alguns animais, não deixa de ser triste e penoso ver tão prestigioso evento ter sido posto de parte.

Sim, talvez seja o tal empurrão para se mudar mentalidades e formas de ver as raças que são levadas a exposições e sim talvez as mentalidades venham a mudar e não só o aspecto físico, como o carácter, saúde e trabalho venham a ser factores a contribuir para o prestigiado titulo.

Pessoalmente, que sou abençoada por cães equilibrados, saudáveis e que procuro manter a componente social e de trabalho, não vejo porque não há-de sempre ser exigido os mesmos parâmetros dos donos de todas as raças.

Também não entendo porque na chamada “inspecção veterinária” de uma exposição, além das vacinas e chip não se faz um checkup, como auscultar, orelhas, olhos, temperatura e no fim aquilo que os nossos veterinários normalmente vêm na consulta dos cães.

O que posso dizer, é que tal reportagem da BBC, apesar de apontar o dedo a certas raças e a sua selecção prejudicial em detrimento da beleza, nos trouxe a todos um véu de desprestigio e desvalorização do trabalho que fazemos.

E tal como existe criadores que não actuam de forma correcta e devem ser por isso penalizados, também existem aqueles que lutam por dar uma boa qualidade de vida aos seus cães, realizar exames de saúde antes de criarem e dar todas as condições possíveis de modo a sair uma ninhada saudável, e esses merecem respeito e consideração pelo trabalho que fazem.

No comments: