Wednesday, December 28, 2011

Responsabilidade ...

abandono
Para quem recebe newsletters, como no meu caso, diariamente por email sobre cães, certamente já reparou no número crescente de artigos sobre matilhas de cães abandonados que andam a se formar em vários pontos do nosso país.

Os animais são abandonados com total inconsciência das pessoas e muitas vezes vítimas de maus tratos e agressões por parte das pessoas estranhas, se tornam agressivos e se juntam em matilhas, procurando a segurança e conforto do seu novo grupo familiar.

Com a mesma ferocidade, lealdade e companheirismo que manifestaram com os donos, manifestam no seio do grupo canino, que no fim, espelham as matilhas de cães selvagens e de lobos existentes no meio selvagem.
Infelizmente, sendo cães, a procriação é alta dentro do seu meio, e mesmo sendo a mortalidade também alta, a devoção que um grupo dedica as crias, leva a algum sucesso.

Como tal a procriação no meio de uma matilha de cães, não só aumenta os seus números, como aumenta os números de cães que não têm contacto com pessoas e são por natureza desconfiados e agressivos para com elas.

Obviamente que uma matilha tem de se auto-sustentar, o que significa procurar ou caçar alimento e num meio urbano as opções são limitadas.

É impossível alertar ou educar uma sociedade que nunca se preocupou em alertar e educar as pessoas sobre os deveres (aqui sublinho DEVERES) e direitos para com os animais de estimação.

Quem tem, adquire ou adopta os animais de estimação tem responsabilidade (volto a sublinhar RESPONSABILIDADE) a partir do momento que se assumiu como dono desse animal.

Então vamos lá ver o que significa …

Responsabilidade vem do grego "respon" que significa independencia ,e do latim "sabili" ,que significa sábio.É a obrigação a responder pelas próprias ações, e pressupõe que tais atos se apoiam em razões ou motivos. O termo aparece em discussões sobre determinismo e livre-arbítrio, pois muitos defendem que se não há livre-arbítrio não pode haver responsabilidade individual, visto que as ações pelas quais o individuo seria responsabilizado não foram praticadas de livre e espontânea vontade.
Os motivos das ações de um indivíduo responsável devem fazer sentido e esse deve fazer conhecer suas opiniões sem causar transtorno ao resto da comunidade.
Ser responsável é obrigação de qualquer cidadão para uma vida saudável em sociedade.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Responsabilidade

Parece que nesta sociedade de egoístas é difícil de meter na mente das pessoas que as nossas responsabilidades são parte da nossa honra e são para ser levadas até ao fim das nossas vidas.

Friday, December 09, 2011

Visita a uma exposição de Dinossauros



É espantoso como os miúdos adoram Dinossauros (ok, aqui pareço a minha mãe) e é por isso que fomos neste feriado à, por eles chamada, "Maior exposição da Europa", sobre Dinossauros.

pastor australiano numa exposição sobre dinosauros

Na Exposição de Dinossauros com o meu filho e Pastor Australiano !

pastor australiano numa exposição sobre dinosauros

pastor australiano numa exposição sobre dinosauros
pastor australiano numa exposição sobre dinosauros

Foi bom, porque foi uma boa desculpa para sairmos num feriado nublado ... mas consigo apontar pelo menos 10 pontos que gostava que tivessem melhor na exposição, apesar do meu filho ter gostado (no fim é isso que interessa ;) ).

De qualquer forma, vimos a exposição, brincamos com o nosso cão (sim, haviam bons jardins verdes para jogarmos a bola) e fomos a Belém comer uns Pasteis de Belém.

Portanto um bom dia !

Site oficial: http://omundodosdinossauros.com/



Outras viagens e passeios:




Friday, December 02, 2011

A capela do cão

capela do cãoHá quem afirme que é blasfémia dizer que os animais têm alma, mas apenas quem nunca partilhou a sua vida (sim, não é afirmar que é o Dono, mas afirmar que é o Companheiro) com um companheiro de 4 patas sabe que é uma afirmação bastante difícil de aceitar.

Os animais marcam a nossa vida com a sua simples alegria de viver e de estar connosco, sem exigirem algo em retorno … bem, a não ser, pelo menos no caso dos canídeos, um prato de comida e atenção. Os gatos, é conforme o espírito em que estão … as vezes exigem comida e atenção, e noutras vezes permitem os mimos e comem para nos fazer a vontade ;)

De qualquer forma, partilhando esta visão, houve um amigo dos animais que decidiu construir um santuário onde as pessoas pudessem chorar e rezar pela alma dos seus companheiros de 4 patas.
O resultado foi uma capela chamada “Dog Chapel”, a “Capela do Cão” e está localizada em Vermont.

Ficam aqui algumas imagens que reuni,

capela do cão
capela do cão
capela do cão
capela do cão
capela do cão
capela do cão
capela do cão
capela do cão