Tuesday, October 25, 2011

Pensando verde ...

cão lendo livro eletrónicoNós, criadores de animais (bem, criadores muito ocasionais) podemos pensar no efeito que temos na sociedade em geral.
Uma ocasião li que um animal de estimação consome bastantes recursos, mas na minha opinião, uma pessoa consome muito mais, uma vez que não nos satisfazemos com a satisfação das necessidades básicas, enquanto um animal vive feliz com o básico, comida, cuidados, atenção e carinho. Se ter um animal de estimação reduz a necessidade de ter mais pessoas nas nossas vidas, então … bem, existe muito debate sobre este assunto …

Recentemente, provavelmente devido a minha área profissional, tenho sido confrontada com o novo iPad e a necessidade de criar produtos para serem lidos virtualmente ou on-line.

Então como é que ler virtualmente afecta o nosso mundo moderno ? bem, na minha opinião ajuda a reduzir o consumo de papel e vários jornais e revistas já reduziram a sua produção, uma vez que as pessoas lêem on-line.
Isto não devia afectar a industria, mas incentivar a procurar novas áreas, como as subscrições on-line.

Em relação aos livros … bem, acredito que vá ser mais difícil, uma vez que ainda existe aquela imagem que as pessoas querem alcançar tendo prateleiras cheias de livros com capas bonitas nas suas salas. Podem nem ser grandes leitores, ou mesmo gostar de ler, mas ter uma biblioteca dá sempre aquela imagem, não é assim ?

Portanto, talvez devêssemos fazer um esforço individual de mudar esse rótulo cultural e pensar acima disso. Os livros podem ser lidos pelos leitores de livros electrónicos e existem alguns disponíveis para pessoas que não podem gastar muito (por exemplo o Kindle da Amazon).

Comprar um leitor de livros electrónicos usado, também ajuda a reciclar, uma vez que não há necessidade de produzir mais um só para nós.

No fim são as palavras, a história e a capacidade de entrarmos num mundo criado pelo escritor que realmente interessa, quando lemos.

Portanto, fica mais uma sugestão para quem gosta de pensar verde !

Thursday, October 06, 2011

São Francisco de Assis e Dia do Animal

São Francisco de Assis

Esta semana, no dia 4 de Outubro, celebramos o dia de São Francisco de Assis e Dia do Animal !

São Francisco de Assis era querido pelo meu pai e ele sempre disse que quando falecesse, seria para o seu jardim celestial que iria, para ajudar São Francisco a cuidar dos animais que lá estão e eu gosto de imaginar que é lá que está a alma do meu pai.

Para quem não sabe São Francisco de Assis foi um homem que nasceu de famílias abastadas e optou no decurso da sua vida por se dedicar a igreja e aos animais. Ele defendia o ideal de uma irmandade que integrasse todos os homens, a natureza e os animais.
Para ele, cada ser era a expressão da bondade de Deus e por isso amar um animal era também amar Deus e a sua criação.

Este ano perdi uma das minhas amigas mais antigas, para ela e para os restantes amigos que já não estão conosco dedico as minhas memórias e preces.

jardim celestial