Monday, January 25, 2010

Cães mal compreendidos

Como é do conhecimento comum, eu estou a planear uma ninhada e algumas preocupações com os cachorros que vou colocar neste mundo continuam a surgir na minha mente.

É claro, que viver num pais onde as pessoas assumem muito ligeiramente a responsabilidade de matrimónio, filhos e ter animais, apenas me serve para aumentar a preocupação com o futuro dos meus cachorros.

No outro dia estava a pesquisar a internet, tentando descobrir quais são as raças mais abandonadas na Europa (Portugal) e encontrei este artigo muito interessante (que tomei a liberdade de traduzir) que mostra alguns grandes problemas aqui e nos EUA (uma vez que acredito que não somos assim tão diferentes).


Os cães mais mal compreendidos da América
November 04, 2006, 12:0AM MT
By T V
Um olhar pelas 5 raças com mais cães abandonados. A sua pior ofensa? Os seus donos humanos nunca os deviam ter comprado.

Para alguns cães, o seu único crime são expectativas pouco realistas. Como resultado, são mal compreendidos, e alguns odiados. Algumas raças têm tão má fama que precisam de um agente publicitário. Outras têm uma imagem idealista estilo “Lassie” que é quase impossível corresponderem as expectativas.

A Humane Society dos Estados Unidos estima que 6 milhões dos 8 milhões de cães e gatos entregues aos abrigos anualmente, cerca de metade são eutanásiados. Não se sabe quais os cães de raça mais entregues, mas quando se pergunta aos peritos caninos quais as 5 raças mais abandonadas, as suas escolhas são unânimes e espelham os meus palpites.

"O meu sonho é que as pessoas escolham o cão que vá de encontro ao seu estilo de vida,” diz Ian Dunbar, fundador da Association of Pet Dog Trainers. " Então, quando tivermos esse cão, compreender com o que estamos a lidar, “acrescenta Ledy VanKavage, director sénior da ASPCA.


Infelizmente, isso não acontece frequentemente, e isso nos leva a seguinte lista.

Rottweilers
Esta é uma raça de tamanho grande, cuja a cabeça é do tamanho de um cão pequeno, e pode crescer até 69 cm e exceder os 59 kg. “São grandes e fortes, podendo ser de ideias fixas,” diz Bradley. "NÃO são para todos."

Rotties que não têm um bom treino quando são novos podem ter problemas comportamentais em adultos. Estes cães sofrem de má reputação. Algumas seguradoras aumentam consideravelmente os seus seguros para Rottweilers (e muitas vezes outras raças grandes, como pit bulls), e as pessoas muitas vezes sentem que não tem outra escolha senão entregar os seus cães.



"Pit Bulls"
(ou, e qualquer cão que se pareça com um, como Staffordshire bull terrier, American Staffordshire terrier, ou bull terrier).
"São os cães mais odiados e considerados vilões,” diz Janis Bradley, autor de Dogs Bite but Balloons and Slippers Are More Dangerous. VanKavage chama-lhe uma caça as bruxas – e ela deve saber o que diz.

Ela tem 3 pit bulls: "São palhaços, fazem-me rir." Diz VanKavage existe momentos em que os pit bulls correm para as crianças e dizem "hi", os pais entram em pânico, as autoridades chegam, e classificam o cão de perigoso sem uma boa razão. "Se o cão fosse um golden retriever, nada teria acontecido ", ela diz.

Bradley vai ao ponto de equacionar estas situações a uma versão canina de racismo.
Muitos canis têm cães que se parecem com um pit bull. Resgatar um pit tornou-se comum, e a experiência pode decorrer sem problemas. "Mas tem de entender onde se está a meter ", Dunbar avisa. "Alguns vêm com uma bagagem comportamental difícil de lidar."

Labradors e Mistura de Lab
Labs? Entendi mal? De verdade? SIM É VERDADE!
As pessoas esperam que os Labradores sejam perfeitamente treináveis, como os cães de serviço as pessoas com deficiências fisicas. “Esta é a realidade: Foram criados para trabalhar debaixo de condições extremas e terem de mergulhar através de gelo para apanhar uma ave”, diz Patricia McConnell, autor do livro For the Love of a Dog: Understanding Emotion in You and Your Best Friend.

Isto não é dizer que com o tempo e treino não se acalmem, mas eles não são instantaneamente o que as pessoas esperam. “As expectativas são tão elevadas, que é difícil viver com elas”, diz VanKavage. "São cães fantásticos para uma família razoavelmente activa, mas não para a tia idosa Tilda", Bradley acrescenta.

"E como os Labradores são grandes, facilmente aprendem a arrastar a tia Tilda pela rua abaixo. ". Golden Retrievers podem ter exactamente os mesmos problemas.


Border Collies

"Exercício para Border Collies é medido em horas, não em minutos ", diz McConnell. "Requerem um trabalho mentalmente que condiga com o exercício físico Uma saída para a sua intensidade é importante, ou eles podem desenvolver problemas".

McConnell salvou um border collie que se lambia e andava em círculos compulsivamente. Os donos antigos não conseguiram corresponder as necessidades do cão. McConnell deu-lhe o nome de Lassie. Hoje, Lassie é normal – bem normal para um border collie. Ela tem ovelhas para pastorear e consegue bastante exercício

Terriers e misturas de Terrier
Muitos têm menos de 14 kg, mas não deixem que o seu tamanho os engane. "É muito cão num pacote”, diz Dunbar. "São dinâmicos, velozes, duros e são activos em vos dizer tudo isso ".

A maioria não é recatada sobre ladrar. Esta é a razão que muitas vezes é apelidada de TERRORES em vez de terriers. "Realmente, tudo o que precisam é de treino ", diz McConnell. "É a verdade para todos os cães. Não é a culpa do cão não ter treino ". Apesar de serem de tamanho pequeno e portanto mais adequados a vida de apartamento, as vezes as capacidades vocais dos terriers não são entendidas pelos vizinhos.

Certamente não existe razão para um ladrar constante, mas algumas pessoas querem silêncio total - e isso não é a forma de ser de um terrier.

por Steve Dale



Fonte: http://www.usaweekend.com/06_issues/061224/061224animalsmart.html


Thursday, January 14, 2010

Apenas o meu cão

Apenas o meu cão

Ele é os outros meus olhos que conseguem ver acima
das nuvens; as minhas outras orelhas que conseguem ouvir acima
do vento. Ele é a parte de mim que consegue
alcançar o mar.

Ele me disse um milhão de vezes acima disso
que sou a razão da sua existência; a propósito ele
descansa de encontro a minha perna; a propósito ele
bate a cauda ao mais pequeno sorriso; a propósito ele
mostra a sua dor quando o deixo sem o levar comigo.
(penso que o deixo doente de preocupação quando ele
não está a cuidar de mim.)

Quando estou errado, ele fica encantado em perdoar.
Quando estou zangado, ele faz palhaçadas para me fazer sorrir.
Quando estou feliz, a sua felicidade é abundante.
Quando sou idiota, ele me ignora.
Quando sou sucedido, ele é vaidoso.
Sem ele, sou apenas mais um homem. Com ele,
sou todo poderoso.
Ele é simplesmente leal.
Ele me ensinou o significado da devoção.
Com ele, eu conheço um conforto secreto e
uma paz privada. Ele me trousse compreensão
onde antes era ignorante.
A sua cabeça nos meus joelhos pode curar as minhas dores humanas.
A sua presença ao meu lado é protecção contra
os meus medos do escuro e do desconhecido.
Ele prometeu esperar por mim …
sempre ... que precise dele.
E espero precisar, como sempre precisei.
Ele é apenas o meu cão.


Poema de Gene Hill

pastor australiano


Friday, January 08, 2010

Frisbee com cães

Frisbee com cães

Frisbee com cães com é uma actividade fundamentalmente bastante simples, pois basta se atirar um disco, deixar o cão apanhar e vir a correr para lhe devolver o disco. O mais atractivo nesta actividade é a sua simplicidade e no fim o divertimento que tanto o cão, como o dono tiram ao praticar este desporto.

Este desporto tem vários adeptos por toda a parte do mundo, desde os EUA, onde teve origem e tem o maior número de adeptos, até a Europa, Japão e Austrália

A actividade ao longo dos anos tem sofrido algumas adições com classes mais exigentes e competitivas onde a distancia, estilo e inovações são igualmente pontuadas e consideradas.
Este desporto canino teve origem nos EUA, em Ohio, onde um estudante (Alex Stein) e o seu cão (Asley Whippet) saltaram a rede de um jogo nacional de basebol e começaram a jogar este jogo de apanhar e trazer discos. A exibição teve tal impacto que o jogo foi interrompido e os locutores começaram a anunciar a exibição que estava a ocorrer e só após 8 minutos, o estudante foi escoltado para fora do campo e preso. Foi a exibição televisiva nacional que impulsionou o interesse por este desporto. (Até da vontade de fazer o mesmo por cá !)

Algumas considerações a ter antes de iniciar esta actividade com o seu cão:
Frisbee com cães

  1. Verifique a saúde do seu cão com o veterinário. Saltos podem agravar alguma propensão para problemas de ossos ou ancas.

  2. O cão que escolher também não deve ser um cão excessivamente pesado (13 a 25 kg) e deve estar em forma.

  3. O instinto de presa deve estar bem apurado e o cão já deve ter algum instinto de trazer o objecto.

  4. Bom temperamento também é um requisito, pois os cães são soltos no meio de pessoas e animais.

  5. Nunca inicie esta actividade com saltos usando um cão que tenha menos de 14 meses, pois os saltos podem ser prejudiciais ao desenvolvimento correcto do cão.

  6. Procure dar a obediência básica para que o cão não fuja, perturbe outras pessoas e se mantenha ao pé de si.

  7. Escolha um disco próprio para cães

  8. Joge sempre em áreas seguras e não atire para ao pé de buracos, vedações, árvores, outros cães e outras areas potencialmente perigosas.

Depois destas considerações está pronto a iniciar-se no Frisbee e quem sabe fazer parte de uma futura equipa nacional de Frisbee (A esperança é a ultima a morrer !).

Frisbee com cães

Algumas boas regras e divisões por classes podem ser encontradas no website Colorado Disc Dogs website (http://www.coloradodiscdogs.com/rules.html), aqui está o resumo:

Regras básicas na competição:
  • Mantenha o seu cão sempre a trela quando não esta a competir ou a fazer o aquecimento. Isto impede que sofra o embaraço de ter o seu cão a correr pelo campo e a interromper a competição.

  • Nem todos os cães, mesmo aqueles bem socializados, apreciam outros cães no seu cão. Portanto tenha atenção ao comportamento do seu cão.

  • Limpe sempre aquilo que o seu cão sujar. Tentamos manter boas relações com as comunidades que permitem que organizemos eventos nas suas áreas, e esta é a melhor forma de mostrar a nossa. Deixe sempre o local mais limpo do que quando lá chegou !

  • Por cortesia aos competidores, comida e recompensas não são permitidas no local de competição. Comida no chão pode trazer distracções desnecessárias

  • Seja desportivo. Dê o bom exemplo.

  • Fêmeas com cio não são permitidas no local da competição.

  • Trate o seu cão com respeito. Competidores que maltratem os cães são pedidos para saírem


As quatro classes que o CDD oferece nos seus eventos são: Noviço, Intermédio, Avançado e Aberta. Em algumas ocasiões, uma classe não competitiva Recreativa pode ser também oferecida.

A classe Noviço: Esta classe é para os iniciados no desporto. Contudo as pessoas progridem de forma diferente quando começam a ir a competições, umas muito rapidamente e outras mais lentamente e o clube reconhece isso. Para esse fim é permitido as equipas permanecerem na classe de Noviço durante 2 anos. No primeiro ano a equipa pode ficar na classe independentemente dos resultados. Contudo, durante o 2º ano, se uma equipa competindo no Noviço ganha 2 “Top 3” passa imediatamente a classe seguinte.
Equipas novas não são obrigadas a permanecer na classe Noviço. Podem seguir para a classe seguinte em qualquer altura.
Os competidores da classe Noviço competem em 2 rounds de Mini-Distancia, onde tem 60 segundos em cada round para atirarem o número máximo de vezes um único disco ao seu cão. Pontos são dados nos discos apanhados considerando a distancia e se o cão estava no ar quando apanhou o disco. Após o registo, todos os competidores receberão um disco oficial. Competidores da classe Noviço podem usar o disco oficial ou outro disco seguro.

A classe Intermédia é para equipas experientes que estão envolvidas no desporto a mais de um ano (365 dias), mas não estão prontos para a classe Avançados. Os competidores Intermédios competirão no mesmo formato de Mini-Distancia descrito em cima. Competidores Intermedios tem de usar um disco standard de competição (Wham-O Fastback Frisbee, Hero 235, Dogstar, ou HyperFlite). Alguns eventos fornecem um disco no registo, mas os competidores desta classe e classes superiores tem de trazer os seus próprios discos.

A classe Avançados é para as equipas de topo da Mini-Distancia. Normalmente são equipas muito experientes, mas é uma classe aberta a todos. Equipas competindo na Aberta também fazem 1 round da Mini-Distancia na classe de Avançados.

A classe Aberta é para as equipas mais experientes e consiste em um round de 90 segundos (Skyhoundz) ou 120 segundos (UFO) de Freestyle, e um round de 60 segundos de Mini-Distancia.

O Freestyle consiste numa rotina coreografada com o cão e música, usando múltiplos discos e todo o tipo de truques que possa imaginar.
A classe Recreativa é desenhada para aqueles que queiram ganhar experiência de competição sem verdadeiramente competir. É uma classe aberta a todos avaliados num round de 60 segundos de Mini-Distancia.


Outra literatura interessante:





Outros desportos caninos: